Os testes antigénio COVID-19 da BIOJAM cumprem os requisitos e por isso foram aceites pelas autoridades competentes em Portugal

Os testes antigénio COVID-19 de diagnóstico rápido de deteção de antigénio devem ser utilizados de acordo com a situação clínica, epidemiológica e objetivo para o qual se destinam, nomeadamente para deteção de casos da COVID-19 de forma rápida, para a célere implementação de medidas de controlo da transmissão do SARS-CoV-2.

Em Portugal são aceites os testes que apresentem os padrões de desempenho com valores de sensibilidade superior ou igual a 90% e de especificidade superior ou igual a 97%.

(Circular Informativa Conjunta SNS/DGS/INFARMED/INSA, N.º 004/CD/100.20.200 de 14/10/2020)

Atualmente existem 3 tipos de testes para COVID-19 disponíveis no mercado (Testes antigénio COVID-19, PCR e Sorológicos)

Os testes Antigénio pesquisam, na amostra recolhida do trato respiratório, partículas das proteínas virais do SARS-CoV-2, através da deteção qualitativa dos respetivos antigénios.

Os testes PCR pesquisam, na amostra recolhida do trato respiratório, partículas de SARS-CoV-2, o vírus que causa COVID-19.

Os testes Serológicos IgG / IgM pesquisam de forma qualitativa anticorpos imunoglobulina G (IgG) e imunoglobulina M (IgM) contra COVID-19, em amostras de sangue para determinar uma infeção numa fase mais tardia do contágio e a possível imunidade à COVID-19.

grafico-testes-antigenio-covid-19-biojam-holding-group

Testes Antigénio

(Amostra recolhida do trato respiratório)
Determinar rapidamente infeção activa Permite identificar pessoas que possam contagiar outras pessoas Económico Rápido

Testes PCR

(Amostra recolhida do trato respiratório)
Determinar infeção activa Permite identificar pessoas que possam contagiar outras pessoas

É provavelmente uma das melhores notícias que recebemos desde o início da pandemia

Dr. Filipe Froes / (Consultor da DGS, Coordenador do Gabinete de Crise COVID-19 da Ordem dos Médicos e Pneunologista) reage ao anúncio de que a Cruz Vermelha quer distribuir 500 mil testes rápidos de antigénio em escolas e lares. Em Jornal i.