Os testes Antigénio pesquisam, na amostra recolhida do trato respiratório, partículas das proteínas virais do SARS-CoV-2, através da deteção qualitativa dos respetivos antigénios.
Os testes antigénio COVID-19 da BIOJAM cumprem os requisitos e por isso foram aceites pelas autoridades competentes em Portugal
Os testes antigénio COVID-19 de diagnóstico rápido de deteção de antigénio devem ser utilizados de acordo com a situação clínica, epidemiológica e objetivo para o qual se destinam, nomeadamente para deteção de casos da COVID-19 de forma rápida, para a célere implementação de medidas de controlo da transmissão do SARS-CoV-2.
Em Portugal são aceites os testes que apresentem os padrões de desempenho com valores de sensibilidade superior ou igual a 90% e de especificidade superior ou igual a 97%.
(Circular Informativa Conjunta SNS/DGS/INFARMED/INSA, N.º 004/CD/100.20.200 de 14/10/2020)
Atualmente existem 3 tipos de testes para COVID-19 disponíveis no mercado (Testes antigénio COVID-19, PCR e Sorológicos)
Os testes PCR pesquisam, na amostra recolhida do trato respiratório, partículas de SARS-CoV-2, o vírus que causa COVID-19.
Os testes Serológicos IgG / IgM pesquisam de forma qualitativa anticorpos imunoglobulina G (IgG) e imunoglobulina M (IgM) contra COVID-19, em amostras de sangue para determinar uma infeção numa fase mais tardia do contágio e a possível imunidade à COVID-19.
