A Biojam Holding Group  já está a fornecer testes  antigénio  COVID-19 utilizados na fase inicial da infeção

“É provavelmente uma das melhores notícias que recebemos desde o início da pandemia”

Dr. Filipe Froes (Consultor da DGS, Coordenador do Gabinete de Crise COVID-19 da Ordem dos Médicos e Pneunologista) reage ao anúncio de que a Cruz Vermelha quer distribuir 500 mil testes rápidos de antigénio em escolas e lares. Em Jornal i.

Precisa testar os colaboradores na sua empresa, lar, clube desportivo, etc...

A Biojam Holding Group já está a fornecer testes rápidos de antigénio COVID-19 utilizados na fase inicial da infeção (Teste Rápido NADAL® COVID-19 Ag).

Este teste deteta antigénios de núcleo proteínas virais SARS-CoV-2 em amostras da nasofaringe e orofaringe o que permite detetar diretamente a presença de proteínas do vírus, preenchendo assim uma lacuna de diagnóstico rápido na fase inicial da infeção e que ocorria com os testes sorológicos de Anticorpos IgG e IgM, já que este teste dispõe de uma janela de deteção similar à dos testes PCR (ver imagem infra).

São igualmente testes que dispõem de elevada especificidade (> 99.9 %) e sensibilidade (97.6 % – (Ct range ≤30)), não tendo qualquer reatividade cruzada com outros coronavírus patogénicos humanos ou com o vírus influenza.

Os testes antigénio COVID-19 da BIOJAM cumprem os requisitos e por isso foram aceites pelas autoridades competentes em Portugal

Os testes de diagnóstico rápido de deteção de antigénio devem ser utilizados de acordo com a situação clínica, epidemiológica e objetivo para o qual se destinam, nomeadamente para deteção de casos da COVID-19 de forma rápida, para a célere implementação de medidas de controlo da transmissão do SARS-CoV-2.

Em Portugal são aceites os testes que apresentem os padrões de desempenho com valores de sensibilidade superior ou igual a 90% e de especificidade superior ou igual a 97%.

(Circular Informativa Conjunta SNS/DGS/INFARMED/INSA, N.º 004/CD/100.20.200 de 14/10/2020)

Atualmente existem 3 tipos de testes para COVID-19 disponíveis no mercado (Testes antigénio COVID-19, PCR e Sorológicos)

Os testes Antigénio pesquisam, na amostra recolhida do trato respiratório, partículas das proteínas virais do SARS-CoV-2, através da deteção qualitativa dos respetivos antigénios.

Os testes PCR pesquisam, na amostra recolhida do trato respiratório, partículas de SARS-CoV-2, o vírus que causa COVID-19.

Os testes Serológicos IgG / IgM  pesquisam de forma qualitativa anticorpos imunoglobulina G (IgG) e imunoglobulina M (IgM) contra COVID-19, em amostras de sangue para determinar uma infeção numa fase mais tardia do contágio e a possível imunidade à COVID-19.
grafico-testes-antigenio-covid-19-biojam-holding-group

Testes Antigénio

(Amostra recolhida do trato respiratório)
  • Determinar rapidamente infeção activa
  • Permite identificar pessoas que possam contagiar outras pessoas
  • Económico
  • Rápido
NOVO

Testes PCR

(Amostra recolhida do trato respiratório)
  • Determinar infeção activa
  • Permite identificar pessoas que possam contagiar outras pessoas

Onde quer que esteja podemos testar. Dispomos de Clínica em Lisboa e no Porto e também um serviço móvel.

Pode fazer a marcação dos testes aqui.

Lisboa
Clínica Pilares da Saúde
Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, 5A
2720-196 Amadora
Porto
Oporto Pain Free Clinic
Avenida do Parque, 351
4100-376 Porto