O Global Health Forum, um evento internacional dedicado à discussão de questões críticas relacionadas com a saúde global, realizou-se nos dias 29 e 30 de setembro na cidade de Cascais, Portugal. O fórum reuniu especialistas de diferentes áreas para analisar os desafios urgentes que permeiam o cenário da saúde global e para explorar soluções inovadoras destinadas a promover o bem-estar numa escala internacional.
“Global Health Forum é o maior evento do ano na área da saúde em Portugal reunindo renomados especialistas nacionais e estrangeiros, com o objetivo de encontrarem soluções para os principais desafios que pessoas e Governos terão de enfrentar nos próximos anos. Visa despertar a nossa consciência individual e coletiva para o papel da saúde como elemento fundamental do desenvolvimento económico, da coesão social e do bem-estar e segurança dos cidadãos.
Global Health Forum reconhece que a saúde das pessoas está intimamente ligada erradicação da pobreza, à equidade e justiça social, à alimentação, à habitação, ao acesso a cuidados de saúde, às alterações climáticas e ao nível de educação.”
Durante o evento, especialistas de diversas áreas da saúde apresentaram as suas pesquisas e experiências, abordando tópicos cruciais como políticas de saúde pública, acesso a cuidados de saúde e inovações tecnológicas no setor.
Uma das apresentações foi sobre o tema “Saúde, Globalização e Sustentabilidade”. O palestrante, Carlos Monteiro, CEO e fundador da Biojam Holding Group, partilhou perspetivas valiosas sobre os desafios interligados que o mundo enfrenta. Carlos Monteiro discutiu a urgência de uma abordagem global para resolver problemas de saúde que afetam comunidades em todo o mundo. Sublinhou a prevenção como importante factor nos sistemas de saúde como determinante para uma maior longevidade sem doença, aflorou a consciência critica das populações no que concerne a comportamentos saudáveis, como o exercício físico.
Revelou mesmo que um estudo por fenotipagem analítica anunciava 71,2% de adultos em Portugal cumpriam os critérios da OMS sobre “exercício físico” com intensidade moderada.
Com veemência falou do financiamento implícito e explícito da indústria farmacêutica ao SNS hospitalar, onde os prazos de pagamento ultrapassavam os 200 dias, tornando insustentáveis os actuais modelos de pagamento de medicamentos, dispositivos médicos e serviços!
Carlos Monteiro assistiu com muito interesse a intervenções de altíssimo relevo na protecção do clima, com medidas de mitigar o desperdício, formas modernas de reutilização de dispositivos médicos, entre outros temas de relevo.
O Global Health Forum em Cascais proporcionou uma plataforma vital para profissionais de saúde e especialistas em políticas públicas compartilharem conhecimentos, experiências e ideias inovadoras.
As discussões realizadas contribuíram significativamente para o diálogo global sobre questões críticas de saúde e para o desenvolvimento de soluções sustentáveis que beneficiarão as gerações futuras em todo o mundo.
O evento que reuniu peritos e especialistas de diferentes áreas do conhecimento com o propósito de debater os temas que influenciarão o futuro da saúde numa perspetiva multidisciplinar e integrada, tendo em vista assegurar uma “Saúde para Todos”.
Cascais, Portugal – 2 de outubro de 2023