Portuguesa BioJam lança teste de diagnóstico único para Covid-19 e Gripe
executive-digest-teste de diagnóstico único

Portuguesa BioJam lança teste de diagnóstico único para Covid-19 e Gripe

A empresa farmacêutica portuguesa, BioJam, acaba de lançar um novo teste de diagnóstico único capaz de detetar de uma só vez tanto a Covid-19 como a gripe, duas doenças que, por apresentarem sintomas semelhantes, são muitas vezes confundidas.

Novo teste de diagnóstico único capaz de detetar de uma só vez tanto a Covid-19 como gripe.

Segundo explica a empresa, em comunicado, «o teste NADAL COVID-19 Ag+Influenza A/B permite, em apenas 15 minutos e com uma só amostra recolhida via zaragatoa, diagnosticar possíveis casos de COVID-19 e Gripe».

A nova ferramenta de diagnóstico surge uma vez que numa altura como estas em que o inverno se aproxima, é muito possível «cruzar ao mesmo tempo uma ‘onda’ de COVID-19 com uma ‘onda’ de gripe», segundo os especialistas.

«A dificuldade em distinguir os sintomas das duas doenças, associada à pressão que existe atualmente nos serviços de saúde, levou a que alguns hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já começassem a realizar, ao mesmo tempo, testes à COVID-19 e à Gripe recorrendo a este tipo de solução “dois em um”», explica na referida nota.

Carlos Monteiro, CEO e Fundador da BioJam, afirma que «vivemos tempos difíceis que exigem de todos nós a capacidade de nos reinventarmos dia após dia para dar a melhor resposta capaz de combater o pior dos cenários que se antevêem com a chegada do inverno».

Desta forma o responsável considera «fundamental colocar no mercado soluções que permitam diagnosticar possíveis casos de co-infecção pelos dois vírus (gripe e SARS-CoV-2). Segundo um estudo publicado no Journal of Medical Virology esta conjugação viral gerou, em alguns casos, piores resultados para a saúde», afirma.

O teste em questão tem por base um «duplo sistema de fluxo lateral, a realização do teste duplo de antigénio e gripe», não tendo qualquer «recurso a instrumentação, ou seja, o teste é feito com um só dispositivo simples que deteta a presença» dos dois vírus, «em amostras humanas nasofaríngeas».

«Fabricado na Alemanha, este teste rápido Duo constitui uma ferramenta fiável e acessível para detetar focos de infeção em grande escala reduzindo, assim, a propagação das doenças e atenuando os riscos inerentes à associação de ambas», revela ainda a empresa.

Como vantagens desta nova solução, a empresa aponta, «a diminuição do risco de erro e identificação, a redução dos recursos humanos alocados para realização de testes, a economia na aquisição de um só teste para realização de dois diagnósticos, a redução do desconforto para o doente», entre outras.

Noticia publicada em https://executivedigest.sapo.pt/

https://ads.google.com/aw/keywords?campaignId=11617062622&adGroupId=113999512995&ocid=572447651&euid=255492942&__u=6664817758&uscid=572447651&__c=9403610699&authuser=0&subid=ALL-pt-PT-et-g-aw-c-home-awhp_xin1_signin%21o2

Se pretender saber mais sobre os testes DUO entre em contacto connosco através do email: geral@biojam.pt

Se pretender saber mais sobre o teste rápido Antigénio COVID-19 clique aqui.

Partilhar: